HISTÓRIA




A Rádio Clube de Pouso Alegre foi fundada por um grupo de amigos, cujo empreendedorismo e vontade de fazer algo novo pela sua cidade e região estava muito além de seu tempo. E foi assim que aconteceu...
Esses entusiastas pouso alegrenses   promovem a instalação da Rádio Clube de Pouso Alegre- PRJ7- em 29 de junho de 1939, sendo a 4ª emissora a ser fundada no sul de Minas e a 44ª no País.
Fundadores e primeira  diretoria
 José Nunes Rebelo - Diretor Presidente(VER VÍDEO)
Joaquim Silveira  - Vice presidente
Dermeval Coutinho  - Tesoureiro
Ten. José Francisco de Brito - Diretor artístico
 Orfeu Butti - Diretor Comercial e Pedro Caldas Rebelo

Organizada a Radio Club de Pouso Alegre, S.A.
"O órgão oficial do Estado publicou já a ata da organização da sociedade anônima aqui fundada, com o fim de criar em Pouso Alegre uma estação radio Difusora.
Os primeiros passos concretos foram depois coroados de êxito e todos os habitantes desta cidade devem se alegrar com a noticia auspiciosa e sensacional.
Graças a um pugilo de homens arrojados e valorosos teremos, muito em breve a Radio Club de P. Alegre a encher os ares do Sul de Minas com seus ruídos sonoros atestando o nosso progresso e as iniciativas de lutadores enérgicos e corajosos.
Não precisamos encarecer nestas linhas o valor imenso dessa estação de Radio que será plantada nesta terra encantadora e radiosa, pois todos conhecem de sobejo impulso que a mesma virá trazer á marcha progressista de Pouso Alegre.
José Nunes Rebello, José Francisco de Brito, Orfeu Butti, Joaquim Silveira, Dermeval Coutinho, Pedro Rebello e outros puseram se a frente desse empreendimento grandioso cujos resultados serão coroados de êxito, porque assim o que querem seus fundadores e assim o querem nos bons filhos deste município, que com o seu apoio e entusiasmo concorrerão para a grandeza sempre crescente da Radio Club de Pouso Alegre, concorrendo assim para o crescimento ascensional de Pouso Alegre, como um dos centros mais cultos e empreendedores de Minas e do Brasil. "
                                                  (Extraído do jornal “O Município” de 28/09/1939, capa)

A PRJ7 iniciou seus trabalhos na Av. Duque de Caxias .

Década de 40
A época de ouro do rádio no Brasil uma década de muitas novidades no rádio e a PRJ7 não ficou para traz, começava ai as radio novelas, programas de auditório e o investimento no radio jornalismo dando cobertura especial as notícias da 2ª Guerra, irradiando 6 jornais falados e uma média de 200 telegramas vindos do Rio de Janeiro por dia.
Diretoria  década de 40: Diretor Geral- Sr. Pardal V. Alcantara; Gerente- Moacir Siqueira de Alcantara; Diretor Artístico- Roberto Luiz Blasco; Secretario- Manoel Mayor; Técnico de Som- Engenheiro-Radio, Geraldo Magella.
Funcionários: Coadjutor de som- Antonio Teles; Cenógrafo- Erico Siqueira Alcantara;
Discotecários: Nadir Carvalho; Sonoplastas: Everaldo Coutinho; Ocrésio Couto e José Fulgêncio da Silva; Operadores: Oliveira de Oliveira e Paulo Benedito.
Locutores: Saint Clair de Oliveira, Haroldo Ricetto, Luiz Gilberto Ferreira e Gilberto de Souza.
Elenco da Rádio-Novela: Maria Angela Lambert de Brito, Maria Aparecida Faria de Oliveira, Teresinha Carvalho, Eneida Fernandez, Giselda Brasil, Neusa Dias, Maria Amelia de Freitas, Ivete Ferreira, Linda Paiva, Saint Clair de Oliveira, Haroldo Riceto, Gilberto Ferreira, J. Matei, Milton Reis, Ivo Loiola, Lafaiete Galvão, Haroldo Brandão, Inácio Engleman, Roberto Elias, Gilberto Souza. 
Cantores: Irmãs Gustavo, Irmãos Vitale, J. Matei, Haroldo Brandão, Vera Sanches, José Amancio Beraldo, Almir Ribeiro, Ivo Loiola, Antonio Galvão Andreatta, Souza Neto, José Nora, Lourdes Belmont.
Orquestra: Boys-Star, Blue-Jazz
Conjunto: Os demônios do ritmo, Tiãozinho e seu regional, Trio Sertanejo, Trio Mineiro.
Com investimentos em funcionários e equipamentos novos  a PRJ7 passa a ser a mais ouvida no Sul de Minas e uma das mais importantes do País.

Década de 50
A PRJ7 mudou suas instalações para o Teatro Municipal, para dar mais conforto a seus ouvintes já que os programas de auditório era sucesso absoluto de público. Muitas pessoas para a assistir seus programas e radio novelas ao vivo no Teatro.tinha como seu Diretor Dr. José Fernandes Filho, entre locutores e funcionários,  Zilda Gama, Fleurival, Carvalho, B, Floriano, Cecil Ramon Modesto, Oliveira Lima, Paiva de Toledo, Walter Modesto, Walter Clemente de Andrade, Rubens Santos, Roberto Valentim e outros.
No final da década passa a integrar a "Cadeia Verde-Amarela Norte-Sul do Brasil", e é vendida ao grupo Bandeirantes de São Paulo, que passou a administrar mais de 400 emissoras no País. Na  transmissão da Copa do Mundo da Suécia, registraram-se os maiores índices de audiência em que a emissora jamais alcançou, mais de 90%, de acordo com os institutos de pesquisa da época.

Década de 60
A PRJ7 passa a funcionar  no 1º andar do Cine Glória, hoje Pernambucanas, na Praça Sen. José Bento, 45. Volta  a ser uma Emissora da Cidade e adquirida por Dirceu Vergani, junto ao Grupo Bandeirantes. A equipe na época Antonio Pereira Rosa(Diretor executivo) Paulo Cesar Camargo(Diretor artístico)Devanil Jacques de Souza(Dep. de Publicidade)José Camargo Neto e José Francisco Vilas Boas(Dep. técnico), Sérgio Sebastião Lopes e Alexander Caelis Mariosa(Dep. Rádio Jornalismo)Mendes Ferreira(Dep.Esportivo)Paulo de Barros Laraia, Joaquim Benedito Félix, Argemiro Narciso, Antonio Pereira Rosa, Paulo Cesar Camargo(Locutores), José Vitor de Paiva, Benedito Luiz Alves, Ferreirinha, Antônio Silva e Walter Cruz(Operadores de Som), José de Castro, Luiz Paulo Araújo(Operadores de Transmissor)Rancheiro e Rancheirinho, Paraguai e Silvinha(Cantores).
No final da década suas instalações são transferidas para a rua Afonso Pena, onde fica por alguns meses.

Década de 70
No Inicio da década, a Radio é transferida para Rua Madre Maltês, 80, Bairro Santa Dorotéia, o proprietário Dirceu Vergani vende a Rádio para um grupo de empresários e políticos da Cidade. Em 1974 José  Murilo Maia compra a Rádio de seus sócios e assume a Direção até os dias atuais.Passaram por aqui grandes nomes do Rádio, entre outros:
Locutores - Rafael Canto Rodrigues, Rancheiro,Tulio tadeu Tavares,Rancheirinho, Nono Basílio, Luiz de Castro, Décio Decanine, Divino Augusto...

Década de 80
Nesta década a Rádio Clube muda suas Instalações Para Praça Senador Eduardo Amaral, 39  2º andar.
Mesmo com o crescimento das Emissoras Fm na região, a Rádio Clube Continua lider de Audiência vários profissionais chegam para contribuir para sua audiência cada vez maior, as transmissões esportivas ecoam pela cidade e Região lado a lado com o Pouso Alegre Futebol Clube rumo a 1ª Divisão do Mineiro .As transmissões de carnaval marcaram época e em 1989 a Escola de Samba Unidos da Tijuca fez um samba Enredo em homenagem aos 50 anos da Rádio Clube que a letra eram assim: "...De manhã , de manhã eu ligo o rádio oh! e o assunto principal é a Rádio Clube que anuncia, 50 anos de alegria e carnaval..."
Locutores: Flávio Alexandre, Eduardo Ferreira, Dirce Santiago,Nonô Basilio, Luiz de Castro,Laerte Cirilo, Israel Moreno, Tony Pádua,Leila Portugal, Claudia Oliveira, Milton Nascimento(Trem Azul), Débora Oliveira, Mário Silvestre, Marcos Vinícius, Hilário Coutinho, Paulo Marquini, Vandeirante , Zé Batista,Renato, Valdir Lopes, Ailton Chips, Pastor Genevaldo...
Esportes: Luciano Silva, Paulo Roberto, Jota Antonio, Zé Henrique, Ronaldo Costa,Luciano Matoso, Ideizio Dantas,....
Operadores de áudio: Luiz Gonzaga Jr, Antonio Silva, Vicente Ambrosino, Alex Andrade, Barbosa, Marcos Amâncio, Cunha, Paulinho...
Locutor Noticiarista: Heitor Ribeiro
Transmissores: José de Castro
Assistência Técnica : José Camargo

Década de 90
A Rádio Clube muda suas Instalações para A Rua Adalberto Ferraz 50 2º andar, muda  todos seus equipamentos e seu estúdio com um design moderno.
Uma nova época surge com novos profissionais e programas ao vivo como o Sábado Show que se torna um ícone na época pela ousadia e inovação, levando o rádio ao vivo a todos os lugares de Pouso Alegre e Região e o Programa Daniel Dias líder de audiência nas manhãs.
chegam para somar com a equipe:
Ed Nunes, Sérgio Mário, Vicente Verônica, Rubens Hartmann, Ferreirinha, Daniel Dias, Estevan de Oliveira, Claudio de Barros, Ailton Vieira, R Silva, Miguelzinho Sertanejo, Pagodinho, Israel (JVC Som), Jota Bernardes, Aguinaldo Alves, Adriano Carvalho...

ANOS 2000
Um novo século, uma nova era, uma época de mudanças e a Rádio Clube para a ter seus estúdios na Rua Cel. Otávio Meyer, 160 5º andar PA SHOPPING, passa a transmitir seu áudio na internet.
Novos profissionais chegam para somar com a equipe: Francisley Jr, Edmar Nolasco, Ryde, Odilon Basílio, Diogo, Donizete Barbosa, Paulo Henrique Martins, Marcio Santos, Wellington Silva, Julio(Loucuras por Você), Sônia Cabral, Jorge Lima, Gil Castro, Everson Henrique, Joseane Oliveira(Vieira), Juliano Finamor,Nelson Pereira Rosa ....
A Clube volta a transmitir Eventos Esportivos como a CoPA, com Zé Henrique, Donizete Barbosa, Hugo Botelho, 2ª divisão do Mineiro com Adão Resende,Moacir Mainardi e apartir de 2008 a Copa COE de Futebol Amador com Jorge de Sá, Jota Machado, Flávio Alexandre, Tony Pádua, Rodrigo Souza, em 2010 se integra a equipe de esportes o jornalista e cronista esportivo Carlos Manoel, em 2012 chegam José Eymard o superfantástico e Eduardo Oliveira. Ainda em 2012 a Rádio Clube Transmite também o Campeonato Mineiro modulo 1 direto do Ronaldão em Poços de Caldas e Arena do Jacaré em Sete Lagoas com Ailton Fonseca, Rubens Silva, Zé Henrique.
em 2012 a Rádio Clube muda seus estúdios para Rua Comendador José Garcia, 27 Edifício Comendador , 12º andar sala 1202, onde esta atualmente...